Embassy of Nepal
Brazil

O Embaixador do Nepal no Brasil, Pradhumna Bikram Shah, visitou a Embrapa Amazônia Ocidental, em Manaus, na manhã desta quinta-feira, 16 de junho, onde conheceu as principais tecnologias geradas pela Instituição.

O diplomata e sua comitiva reuniram-se com o Chefe-Geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Luiz Marcelo Rossi, a Chefe-Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, substituta, Cheila Boijink, o Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia, Jeferson Macêdo, e o pesquisador Marcos Garcia.

O interesse da comitiva foi receber informações sobre as tecnologias brasileiras para agricultura, com vistas a firmar um acordo de cooperação técnica entre os dois países.

Na Embrapa Amazônia Ocidental, o enfoque da visita foram as pesquisas com culturas tropicais amazônicas, como guaraná, seringueira e cupuaçu.

Para o Chefe-Geral da Unidade, Luiz Marcelo Brum Rossi, “a visita tem relevante importância na troca de experiências com países da Ásia, nos quais a milenar cultura muito contribuiu para a agricultura atual, principalmente nas práticas agrícolas de subsistência. Além disso, uma possível parceria com o país asiático fortalecerá as ações do Labex China naquela região.”

Em Manaus, a comitiva do Nepal também visitou o Governo do Amazonas e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

No mês de maio/2011, a comitiva também visitou a Embrapa Clima Temperado, em Pelotas (RS), onde buscou informações sobre as pesquisas com a cultura do arroz no Brasil, já que o Nepal é um forte produtor de arroz, localizado no sul da Ásia, região conhecida pela tradição na cultura do cereal.

_________

Embrapa Amazônia Ocidental

Núcleo de Comunicação Organizacional (92) 3303-7860/7852

Contatos : This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Segunda-feira, 03 de Maio de 2010

O embaixador do Nepal no Brasil Pradhumna Shah visitou nesta sexta-feira a sede da prefeitura de Foz do Iguaçu onde se reuniu com os secretários municipais de Assuntos Internacionais Sergio Lobato Machado, de Administração Lincoln Barros e de Meio Ambiente e Obras Ruberlei Santiago.

Barros deu as boas vindas em nome do prefeito Paulo Mac Donald que no momento acompanhava o ministro da Educação Fernando Haddad em cerimônia da Unila. Durante o encontro o embaixador propôs a troca de experiências entre o país asiático e Foz do Iguaçu.

“Nossos países, apesar da distância tem muitas coisas em comum. Queremos trocar experiências na agricultura, no meio ambiente, na cultura e em tecnologias como a da produção de energia elétrica”, disse.

Shah elogiou a posição brasileira como líder mundial que da oportunidades aos pequenos países. “Através de isenções o reduções de impostos sobre produtos de exportações dos pequenos países podem ser beneficiados. Hoje importamos do Brasil, óleo de soja, frango, açúcar entre outras coisas”, disse. De acordo com ele, o Nepal produz tapetes artesanais de ótima qualidade, sucesso de vendas no Canadá e na Alemanha e que busca abrir o mercado brasileiro para estes produtos.

O embaixador contou que atualmente empresas brasileiras estão construindo uma hidrelétrica naquele país. “Queremos nos aproximar mais do Brasil. O ano de 2011 será o ano do turismo de visita ao Nepal. Vamos trabalhar para que os brasileiros possam conhecer as belezas do nosso país”, disse.

Para Sergio Lobato Machado a visita do embaixador é muito importante para atrair visitantes do Nepal que possui atualmente cerca de 30 milhões de habitantes. “Estamos abrindo as portas da nossa cidade para que pessoas de todas as partes do mundo possam nos visitar”, disse.

Ruberlei Santiago que é engenheiro falou do trabalho integrado que é feito em Foz entre as pastas de Meio Ambiente, Obras e Agricultura. “Estamos trabalhando juntos para que possamos preservar a natureza”.

Turismo

Pradhumma Shah, conheceu a hidrelétrica de Itaipu e as Cataratas na quinta-feira. O embaixador disse que ficou encantado com tanta beleza em um único lugar. “Aqui existe a combinação de obras da engenharia dos homens com as da engenharia da natureza. Itaipu e as Cataratas e a união de três países formam um cenário único”, contextualizou o embaixador.

 

 

Contact Address

Embassy of Nepal
Brasilia, Brazil
SHIS QI. 11, Conjunto 03, Casa 20 Lago Sul
Brasília DF CEP: 71.625-230

Phone: +55 - 61 - 3541-1232/1843
Fax: +55 - 61 - 3541-1229
Email: embaixadanepal@gmail.com

Facebook Page: facebook.com/embassyofnepalbrazil

Opening Hours:
09:00 hrs. - 17:00 hrs.
Monday - Friday

For more information on Travel and Tourism in Nepal
Please visit the links below


www.welcomenepal.com
www.nepalnow.org